A quem se destina este guia?
Este guia é perfeito para viajantes que trabalham remoto e buscam três cafés excelentes para sentar confortavelmente e ficar horas trabalhando ou mesmo acompanhada de um café especial de qualidade!
Por que visitar Bogotá?
Com um pouco mais de 7milhões de habitantes, Bogotá é considerada a terceira capital mais alta do mundo, com 2640 metros acima do mar. Por conta disso, será bem normal caminhar pela cidade e sentir falta de ar.
Antes de eu visitar a capital colombiana, havia lido que a cidade não tinha nada muito interessante ou mesmo que Medellin, a segunda maior cidade do país e muito popular entre expats, era muito melhor. Ao contrário disso, achei uma cidade incrível com alta gastronomia e cultura. 
A minha experiência pela Colômbia só comprova como viagem é individual, subjetiva e, por isso, as minhas dicas são apenas impressões que também refletem a minha personalidade e estilo, devendo o leitor filtrar o que lhe faz mais sentido ou não.
Se eu fosse resumir Bogotá em uma palavra seria: tijolinhos! Sim, o tijolo é um dos materiais de construção mais utilizado na Colômbia e Bogotá você notará isso com muita facilidade, seja shoppings, prédios comerciais ou residenciais, escritórios e, claro, cafés e restaurantes. Esse estilo típico e o clima mais chuvoso e nublado, só intensifica a experiência mais colonial que, na minha opinião, favorece e muito a cultura de passar a tarde em cafeterias.

Para quem viaja buscando um bairro com excelentes restaurantes e sem a necessidade de utilizar Uber o tempo todo (necessário, já que o trânsito na cidade é bem ruim), super recomendo se hospedar entre as Zonas G e T. A qualidade do café e restaurantes ao redor do bairro Chapinero é excelente.
No entanto, se você já gosta mais de movimento e prefere áreas mais turísticas, com bastante mochileiros e bastante cultura e influência espanhola, o bairro La Candelaria pode ser uma boa escolha. Pessoalmente, preferi o bairro apenas para visitar e explorar por uma manhã ou tarde. 

Caminhando pelo bairro Chapinero e observando as construções em tijolinho.

Caminhando pelo bairro La Candelaria, onde você encontra a Plaza de Bolívar, o Museu do Fernando Botero e diversas outras atrações turísticas da cidade.

E aí, café colombiano ou brasileiro?
Enquanto estive pela Colômbia, algumas pessoas me fizeram a clássica pergunta: “Prefere o café colombiano ou brasileiro?”…Por mais que eu entenda a comparação e até diga que sim eu preferi o Colombiano, isso é algo muito pessoal! Ambos tem os seus valores, qualidades e diferenças e fica a critério de cada pessoa dizer qual mais agrada o seu paladar. 
A Colômbia tem um fator muito importante na plantação do café que é a Altitude, o que favorece muito o resultado da bebida com qualidade! Ainda que o Brasil continue sendo o maior produtor de café do mundo, aqui é muito consumido o café Robusta, que tem uma qualidade bem diferente e reduzida se comparado ao Arábica, seja por ser mais resistente a pragas e doenças, seja no processo de colheita. Além disso, o Robusta não exige tanta condição climática como no Arábica.
Ainda que a cultura venha mudando, sabemos que os melhores grãos de café brasileiro continuam fortemente no mercado exterior e, na minha opinião, isso se deve a valorização cultural da qualidade da bebida. No Brasil, fomos muito acostumados a comprar o café em supermercados, onde são oferecidos cafés extremamente torrados para mascarar os defeitos e pragas do fruto. São cafés mais baratos e que fazem sim mal a saúde mas, infelizmente, continuarão sendo popularmente vendidos e consumidos pois não temos esse apreço de pagar "caro" por um pacote de café de qualidade (vulgo: café marrom e sem ser amargo!) que varia em torno de R$45-R$60,00 hoje em dia. 
No entanto, deixando as disputas das bebidas à parte, algo que notei muito na Colômbia e que aqui no Brasil ainda falta muito, na minha opinião, é o estilo das cafeterias.

Eu sou apaixonada por
cafés que escondem a visão de estabelecimento comercial e passam o ar de casa. Um sofá, uma luz quente, uma área com livros, tomadas e poltronas confortáveis para trabalho remoto… eu sou muito detalhista e quando encontro um café com esses quesitos é amor à primeira vista. E, nesse aspecto, Bogotá me surpreendeu muito, em especial os cafés com lareiras! 

A seleção abaixo são de cafés que, ainda que tenham opções de lanches ou café da manhã, são mais focados em apenas beber ou comprar café especial!

Cafés para trabalho remoto
O trabalho remoto está cada vez mais em alta, seja com nomadismo digital ou mesmo com a pandemia. Por conta disso, selecionei três locais perfeitos para você levar o seu computador e passar horas em um ambiente aconchegante e com boa internet. 

Acredito que o Tropicália seja a cafeteria, no quesito design e estilo, mais linda que já conheci. Sim, sem exageros! Isso analisando até mesmo os cafés que visitei na Austrália, México ou Ásia. Não é atoa que eles foram os campeões no Boston Coffee Design Awards 2022!
A iluminação natural, a bancada de preparo dos cafés, as mesas para trabalho remoto e toda as cores da decoração de interior são simplesmente incríveis. Não bastasse isso, você encontrará uma equipe profissional e super atenciosa, café de altíssima qualidade, música boa, etc. 
Se quer apenas uma única opção de café para conhecer na capital vá, sem dúvidas, no Tropicália e peça sugestão do filtrado do dia ao barista Raúl, que te atenderá com uma simpatia única!

Tropicália Coffee - Bogotá, Colômbia.

Tomando Matcha Latte no Café Rico - Bogotá, Colômbia.


Foi o primeiro café que visitei na cidade e além de cafés especiais da marca Devoción, vocês encontrarão um menu extenso de café da manhã e drinks. 

Para os nômades digitais, é um um lugar super confortável e ideal para trabalho remoto! São 4 ambientes principais no primeiro piso, podendo escolher entre o mais agitado com visão para a rua ou mesmo os mais tranquilos e com mesas para trabalho (área interna).
Aproveite para conhecer os outros andares, onde há uma estrutura super bonita com itens de decoração e arte.

Para curte matcha, fica como recomendação! 
Café de altíssima qualidade e com foco em produtores pequenos e sustentáveis. Mantem o estilo de casa, com sofás e lareiras. 
Super confortável e propício tanto para os dias de verão (na parte externa que tem jardim), quanto para os dias nublados e frios.

Ideal para quem curte vários tipos de café filtrado e
um ambiente mais tranquilo e silencioso.

Café Cultor, com o estilo tão presente na arquitetura da cidade - Bogotá, Colômbia

Submit
Thank you!

You may also like

Back to Top