A quem se destina este guia?
Este guia é perfeito para viajantes que buscam boas experiências gastronômicas pela capital mexicana, em especial os apaixonados por cafés (no mames!!). Vamos passear pelos bairros mais internacionais como: Roma, Juárez e Condesa, bem como Coyoacán, que é também um bairro mais histórico e cultural. ¡Órale!
Por que escolher a Cidade do México?
Antes de tudo, eu nunca havia sonhado em conhecer o México. Como assim Camila? Sim! Soa mesmo meio contraditório… já que eu amo comer e viajar e a comida mexicana é uma das mais famosas do mundo – declarada em 2010 como patrimônio cultural imaterial pela Unesco!
Mas, acredito que meu pouco interesse tenha sido indiretamente influenciado pela mídia, que infelizmente destaca muitos pontos negativos do México. Ouvimos ser um país de drogas, crimes, perigoso para mulheres viajando sozinha, caótico etc.
No entanto, nos últimos anos tenho me distanciado dessa mídia, a fim de dar preferência a experiências próprias. E, depois de seis meses pelo país, posso dizer que é realmente incrível. 
Considerada a capital do desenho, e a segunda cidade com mais museus no mundo, a Cidade do México é ideal para viajantes que buscam história, cultura e, claro, comida e café!
Aqui é onde está localizado o museu da Frida Kahlo, um dos mais visitados na Cidade, assim como os museus Soumaya e Jumex, contemporâneos e muito conhecidos nacionalmente e mundialmente. 

Guia de Cafés na Cidade do México

Café Negro, Coyoacán.

A Cidade do México é grande e com bastante movimento (neste ano ficou na posição de quinta mais populosa do mundo). No entanto, achei uma cidade muito tranquila, segura, arborizada e cosmopolita. O trânsito é sim um problema, mas se hospedando em bairros onde você consegue caminhar com tranquilidade, já ajuda muito a não buscar transportes públicos! Eu caminhava em torno de até 15km diários e não tive nenhum problema com segurança ou abordagens indevidas.
 É também uma cidade muito internacional, com bastante influência francesa e italiana, sobretudo pelos bairros Roma, Juárez, Condesa & Polanco, bairros mais famosos entre os expats e, portanto, mais caros.
Roma, Juárez, Condesa & Polanco são os bairros onde você encontrará vários restaurantes famosos e premiados, como por exemplo: Pujol (elencado pelo Latin America's 50 Best Restaurants em 2020 como o melhor restaurante no México, e 12º melhor do mundo) e Rosetta (elencado pelo Latin America's 50 Best Restaurants em 2020 como o 9º melhor restaurante da América Latina).
Se você é um viajante gastronômico, sugiro você se hospedar em algum destes bairros que mencionei, não faltarão excelentes opções!

Leia aqui o que Anthony Bourdain falou sobre a sua experiência pelo México.
Quando ir para a Cidade do México?
Assim como na Ásia, no México você precisa tomar bastante cuidado com a temporada de terremotos e furacões. Na história do México, os terremotos de 1957, 1985, 2012 e 2017 foram muito intensos e devastadores para os Mexicanos. 
É por isso que você encontrará várias rotas de evacuação pela Cidade do México, bem como símbolos verdes chamados de puntos de reunión ou meeting points, considerados locais seguros em caso de um terremoto. 
Portanto, a melhor época para sua viagem, será a alta temporada, que vai de dezembro até junho, mesmo esta sendo uma época fria e seca da cidade. Se não curte muito frio, sugiro conhecer a Cidade depois de Janeiro.
Cafés para trabalho remoto
O trabalho remoto está cada vez mais em alta, seja com nomadismo digital ou mesmo com a pandemia. Por conta disso, selecionei três locais perfeitos para você levar o seu computador e passar horas em um ambiente aconchegante e com boa internet. 

É uma das livrarias mais aconchegantes que já conheci, porque diferente das melhores livrarias do mundo, que geralmente são muito espaçosas e grandes, a El Péndulo (em especial a localizada no bairro Roma) passa a sensação de você estar em uma casa: o ambiente com a iluminação quente, os sofás, as janelas com vista para o movimento da rua. 
Eu sou fã de espaços pequenos então gostava muito mais de passar as tardes lá do que a Biblioteca Vasconcelos, muito conhecida na Cidade do México. 
A El Péndulo está localizada em 07 endereços pela Cidade, mas a minha preferida era a localizada na Avenida Álvaro Obregón! Além de ser um excelente ambiente para trabalhar, escrever ou ler, eles também oferecem excelentes opções de café da manhã e almoço! 
Minha pedida: o combo desayuno que vem café + suco + prato principal (escolhi omelete de espinafre com queijo de cabra e estava perfeito!)

Cafebrería El Péndulo - Roma, Cidade do México.

Blend Station. Cidade do México.

Você pode visitar o Blend no bairro Roma ou Condesa e ambos serão uma experiência incrível. 
Amo não só o café, mas também todo o design em torno da marca! As canecas de café são lindas. 
É um dos cafés mais populares para trabalho remoto, em especial o localizado na Avenida Tamaulipas, em Condesa. Se você curte ambiente para trabalhar remoto com mais pessoas, este é o seu lugar!
Ainda que este guia seja mais focado em cafeterias, eu não poderia deixar de citar o Tomás Casa de Té, onde mais fiquei trabalhando em meu livro "POR QUE NÃO?" e me sentindo em casa. 
Tomás é para quem é apaixonado por chá e busca um ambiente aconchegante e tranquilo. Está localizado no bairro  Condesa, na Avenida Tamaulipas, onde você também pode tomar um bom café da manhã ou almoçar e parar aqui mais tarde! 
Minhas recomendações: Chai e Chá verde.

Tomás Casa Editora de Té. Cidade do México.

Submit
Thank you!
Café Negro
Café Negro
Parque México
Parque México
Roma Records
Roma Records
Polanco
Polanco
Café Negro
Café Negro
Buna Café Rico
Buna Café Rico
Calle Berlin & Liverpool
Calle Berlin & Liverpool
N Café
N Café
Cardinal
Cardinal
Niddo Café
Niddo Café
Boicot Café
Boicot Café
Blend Station
Blend Station
Museo Soumaya
Museo Soumaya
Rosetta Restaurante
Rosetta Restaurante
Calle Have, Cancino
Calle Have, Cancino
Museo Jumex
Museo Jumex
Helados Cometa
Helados Cometa
Tomás Casa de Té
Tomás Casa de Té
Chiquitito Café
Chiquitito Café
Cafetería El Pendulo
Cafetería El Pendulo
Tomás Casa de Té
Tomás Casa de Té
Churros El Moro
Churros El Moro
Taqueria Orinoco
Taqueria Orinoco
Panadería Rosetta
Panadería Rosetta

You may also like

Back to Top